Você acha que precisa entender de câmera digital para utilizar uma? Provavelmente não, especialmente se você estiver usando uma câmera digital de consumo e você só quer viagens de férias registradas para a posteridade… Por outro lado, é muito útil ter algum entendimento em tecnologia de câmera digital para tirar o melhor proveito dessa pequena maravilha tecnológica!

Para começar, faz sentido saber que o número de imagens que você pode conseguir em sua câmera depende do formato de arquivo selecionado da capacidade de armazenamento da sua câmera.

Câmera digital geralmente trabalha com dois formatos principais, o JPG e o arquivo RAW. O último é para armazenar tanto quanto possível os dados originais por imagem, para mais tarde ser ajustada em um PC. O formato RAW é de particular interesse para os profissionais. Imagens RAW muitas vezes precisam de cerca de 10 vezes mais espaço de armazenamento, como arquivos JPG, assim um fotógrafo casual geralmente optar por usar JPG.

No entanto, a câmera pode dar-lhe a opção de selecionar de alta qualidade JPG ou padrão de qualidade JPG – este último com menos espaço, e principalmente dando resultados bastante satisfatórios.

A câmera irá armazenar os arquivos de imagem em um cartão. Um cartão de 256 MB por vezes pode armazenar mais de 80 imagens JPG de tamanho padrão. Se você está disposto a gastar mais, uma câmera digital de última geração permite que você compre cartões com capacidade de armazenamento 10 vezes mais.

Outro aspeto da tecnologia de câmera digital que é útil para conhecer é a forma como as imagens são capturadas. As câmeras digitais têm um sensor de silício sendo sensíveis à luz chamado photosites (pixels) que captam a informação de luz. Esses sensores são menos precisos do que o filme quando se trata de detalhes de renderização em sombras e destaques. Câmeras digitais, portanto, dita que você deve ter cuidado para não “estourar” seus destaques. Se eles não são capturados em primeiro lugar, você não pode fazer os ajustes depois em seu software de processamento.

Para garantir que você capture sombras e detalhes destacados, tanto quanto possível, e de forma equilibrada, a tecnologia de uma câmera digital lhe oferece o uso de um histograma. Esta ferramenta prática é um pequeno gráfico que indica como os níveis de brilho são distribuídos em uma imagem. Muitas câmeras mostram um histograma em tempo real, enquanto você compor sua imagem, dando-lhe a oportunidade de fazer ajustes de exposição.

Quando as lentes de câmeras digitais são essencialmente “tecnologia antiga”, é bom saber que você pode obter imagens de excelente qualidade a partir de câmeras de consumo bastante baratas. Isto tem mais uma vez a ver com o sensor usado na câmara de tecnologia digital.

Como o sensor nestas tem uma área de superfície muito menor do que o filme de 35mm de uma câmara analógica, o primeiro pode obter uma imagem muito mais nítida e detalhada do que uma câmara analógica com a mesma lente devido à menor área focal. Se for a sua vontade comprar uma câmera digital, pesquise muito bem as qualidades que você deseja na sua máquina e também os modelos que mais lhe chamarem a atenção, pois podem ser bastante diferentes um do outro. Quando decidir comprar, não se esqueça de passar no JáCotei para procurar os melhores preços.